IA pode reduzir em mais de 80% o tempo de contratações

Com o aumento da demanda por candidatos na área de tecnologia, companhias investem em softwares de recrutamento para automatizar e agilizar parte das etapas de seleção

Diante dos desafios de contratação de profissionais de tecnologia por conta da alta demanda, competitividade do setor e, principalmente, pela escassez de mão de obra qualificada, as empresas estão mudando suas estratégias de recrutamento e seleção e usando inteligência artificial para auxiliar e acelerar todo o processo. Já há no mercado tecnologias que permitem aos departamentos de RH reduzirem em mais de 80% o tempo de contratação do profissional ideal para determinada vaga.

É o caso dos softwares de recrutamento, uma ferramenta que auxilia no gerenciamento das vagas e dos candidatos. Estimativa da GeekHunter, startup especializada na contratação de pessoas desenvolvedoras e cientistas de dados, aponta que as empresas levam entre 30 e 45 dias para finalizar o processo de seleção de forma tradicional. Com plataformas automatizadas, esse tempo pode ser abreviado para uma média de 14 dias e, em alguns casos, até menos.

Fabio Bucior, cofundador e diretor de engenharia da Pulses, empresa que tem soluções de clima organizacional, engajamento e performance, explica que um dos principais benefícios de usar uma plataforma de recrutamento é ter acesso e encontrar perfis com experiência e competências técnicas específicas que se encaixam nas vagas abertas.

“Isso evita entrevistas com profissionais que não têm o conhecimento necessário para a vaga, pois é possível filtrar pelo tempo de experiência do candidato nas tecnologias que buscamos. Além disso, conseguimos reduzir bastante o tempo analisando currículos ou esperando o surgimento de candidatos. O suporte dado pela plataforma também nos auxilia na elaboração da descrição da vaga e acompanhamento ao longo do processo de contratação”, informa.
Na Pulses, segundo Bucior, a contratação de um desenvolvedor costumava levar de dois a três meses para ser efetivada sem o uso de software. Com a ferramenta, esse tempo foi reduzido para duas semanas, entre a entrevista e o aceite da proposta, o que representa uma redução que pode chegar a 83%.

Ganho de eficiência para o RH

Cada vez mais as companhias utilizam plataformas de recrutamento para encontrar pessoas desenvolvedoras de forma rápida e com maior precisão. De acordo com a pesquisa da Fortune Business Insights, o mercado global de softwares de recrutamento foi avaliado em 1,7 milhão de dólares em 2017 e deve atingir 3 milhões de dólares até o final de 2025.

Tomás Ferrari, CEO e fundador da GeekHunter, explica que o software de recrutamento permite que algumas atividades antes realizadas manualmente possam ser feitas de forma automatizada. “A automação torna três vezes mais rápido o trabalho de atração e seleção. Na nossa base de clientes, as empresas realizam, em média, cinco entrevistas por vaga e levam 14 dias para finalizar a contratação desde a primeira abordagem. Isso significa um ganho em eficiência para o RH que, além de reduzir custos e tempo, consegue ser mais preciso, evitando a sobrecarga de currículos que não fazem sentido para a vaga”, analisa.

Com o uso de inteligência artificial, o processo de triagem de currículos acaba sendo feito pela própria plataforma considerando as competências técnicas dos candidatos cadastrados e as exigências da vaga. No caso da GeekHunter, cada profissional que se cadastra passa por uma análise do currículo e testes de avaliação das competências técnicas e, só depois de ser aprovado, fica visível para as empresas. “O objetivo é garantir às companhias o acesso aos perfis com alta probabilidade de contratação e que estejam de fato engajados e abertos a novas oportunidades”, informa Ferrari.