Mais consultivo e estratégico: o papel do contador na era digital

Autor: Isabela Kalil

*Por Kelly Sgoti

Você faz parte da turma que tem como lema "informação é poder"? Se sim, vale atualizar esse pensamento. O poder não está apenas na informação e sim no que se faz com ela. Exatamente neste ponto entra a grande mudança do cenário contábil na era digital.

As tecnologias não colocam em risco a profissão de contador, mas redefinem o seu papel, criando oportunidades para que os profissionais se concentrem em tarefas de maior valor agregado.

Se bem utilizados, os recursos tecnológicos são grandes aliados dos contadores para superar as dificuldades encontradas em um mercado desafiador, com exigências cada vez maiores e mudanças constantes e complexas.

Mas não basta implantar ferramentas e seguir com uma prestação de serviço focada nas obrigações acessórias. É primordial que ocorra o aumento da produtividade, o ganho de tempo conquistado pela automação. Assim, desenvolverá um atendimento consultivo, agregando valor significativo na estratégia, tornando-se um facilitador no desenvolvimento das empresas.

Durante muito tempo, os contadores eficientes eram aqueles que executavam rapidamente as tarefas contábeis. Em outras palavras, eram vistos como responsáveis por manter registros financeiros, preparar declarações fiscais e cumprir obrigações regulatórias.

Sem dúvidas, estes pontos são de extrema relevância, mas o papel do contador está mudando. Para se destacar em um mercado competitivo, esse profissional precisa ampliar a visão do seu negócio e estabelecer uma postura de empresário, buscando otimização de recursos, ampliando o menu de serviços prestados aos clientes. É essencial assumir um papel estratégico que ajuda os clientes a entenderem as finanças, planejarem os negócios e alcançarem os objetivos financeiros.

Neste cenário, a tecnologia tornou-se uma peça-chave para aumentar a produtividade nos escritórios de contabilidade. Muitos contadores podem, no entanto, subestimar o verdadeiro potencial da automação e precisam conhecer ferramentas integradas, entre elas, o processamento de documentos, conciliação bancária, geração de relatórios, análise de dados e comunicação rápida e sem “ruídos” com os clientes.

Ao adotar uma abordagem abrangente da automação, os escritórios de contabilidade podem colher uma série de benefícios significativos, incluindo redução de erros humanos e retrabalho, aumento da produtividade operacional, melhoria da precisão, qualidade dos serviços prestados, realização de atividades mais estratégicas e consultivas e, consequentemente, capacidade de atender a um maior número de clientes.

Fica claro, que em um mundo dinâmico, é fundamental que os contadores se mantenham atualizados com as últimas tendências do mercado. Os Conselhos e sites especializados, como Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), entre outros, são boas fontes de informação.

Estar presente em eventos da categoria também é uma recomendação válida, pois proporciona acesso às informações atualizadas sobre regulamentações fiscais, tecnologias, planejamento e gestão de negócios, por exemplo. Oferecem, ainda, networking (rede de contatos) e parcerias significativas, com acesso às melhores práticas do mercado. Além dos seminários, cursos ou treinamentos, é importante que os contadores busquem capacitações em planejamento estratégico, gestão de equipe e vendas.

Explorar a tecnologia permite ao empresário contábil liberar tempo e desenvolver habilidades analíticas, possibilitando maior entendimento das empresas para qual presta serviços e, dessa forma, oferecer um serviço consultivo de alta qualidade, contribuindo de forma relevante para o sucesso de seus clientes.

*Kelly Sgoti é gerente Comercial da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.